Programa de Monitoria Voluntária: O Programa de Monitoria Voluntária da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR. Nesse programa, o aluno se inscreve no início de cada semestre para auxiliar os docentes em tarefas didáticas, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos, entre outras atividades.

Programa Bolsa-Permanência: O Programa de Bolsa-Permanência da UTFPR tem como objetivo apoiar o discente para sua permanência na Instituição, buscando reduzir os índices de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômicas.

Cálculo Zero: Fundamentos de Matemática: O projeto de extensão Cálculo Zero busca suprir as deficiências do aprendizado de matemática, ao ingressante da UTFPR dos cursos de Engenharia Mecânica e Sistemas para Internet, ajudando na transição do ensino médio ao ensino superior.

Inclusão Digital para Jovens e Adultos: O projeto de extensão Inclusão Digital para Jovens e Adultos tem por objetivo oferecer cursos na área de informática para jovens e adultos na cidade de Guarapuava – Paraná, proporcionando um processo de inclusão digital para esse público-alvo, inserindo-os nas tecnologias digitais e procurando garantir uma melhoria na empregabilidade dos mesmos.